sábado, 10 de setembro de 2011

Palestra: Memória, Psicologia e Realidade Rural

Dando continuidade aos Bate-papos acadêmicos, propostos nas aulas de Psicologia e Realidade Rural, a temática de vez foi "Memória, Psicologia e Realidade Rural". O tema foi desenvolvido por Edervânio (Acadêmico do 10 período de Psicologia) juntamente com sua equipe da "Casa da Memória dos Córregos do Januário". 
A referida Casa da Memória foi tema das teses de mestrado e doutorado da Psicóloga Denise Gusmão da PUC-RJ. E o mais importante está sendo o reflexo da vida de uma comunidade, de um grupo. 

Um comentário:

  1. maria das graças gonçalves14 de setembro de 2011 às 10:04

    A vida é dinâmica, enquanto construção de uma história.
    Esta se faz através do seguimento das pegadas traçadas pelas experiências do ser e do fazer, de pessoas e grupos, que deixaram e deixam suas heranças, suas referências. Essas podem e devem ser hoje, reativadas pelas novas gerações descobrindo novos significados para sua existência. Desta forma é possível construir espaços de reconstrução das competências num processo colaborativo de comunidades solidárias, seja no contexto urbano ou rural. Cada uma tem suas riquezas. De fato a memória será preservada a partir das relações entre sujeitos que alimentam suas referências, traz presente sua cultura histórica e sua sabedoria experimentadas nos encontros e desencontros da vida.

    ResponderExcluir