segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Fórum - Analisando os desenhos de "Chico Bento".

Seja bem-vindo ao nosso Fórum de discussão Virtual!!
Tema: 
Analisando os desenhos do personagem "Chico Bento".



O senso comum é criado e espalhado por diversas formas e motivos. Neste sentido, o papel da mídia se torna fundamental para ser o aparelho transmissor de tais ideias. Neste Fórum Virtual vamos discutir as "verdades" ou "mitos" que são transmitidos pelos desenhos do personagem "Chico Bento".
Portanto, na sua opinião, que "inverdades", em relação ao meio rural, são propagadas por estes desenhos? E como elas interferem na formação intelectual e psíquica das pessoas que convivem ou conviveram com estes desenhos? 

Para participar, clique em comentários (logo abaixo) e deixe a sua opinião.

47 comentários:

  1. Poderíamos classificar como “inverdades” propagadas nos desenhos, quando estes mostram que o jovem do campo é inocente no sentido de chegar ao ponto de qualquer pessoa poder passá-los para trás. Verificamos isso como “inverdade” especialmente no século XXI. Como já dizia o autor: “ Quanto mais simples a casinha, mais sincero o bom dia”. Mas isso não significa que a simplicidade está ligada à inocência que tira a capacidade de uma pessoa, especialmente a do jovem do campo de distinguir o que esta certo do que está errado, e de ter certas “maldades” no cotidiano que nos livram de várias emboscadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, não podemos confundir simplicidade com inocência e nem tão pouco o contrário. (rsrsrsr)

      Excluir
  2. Concordo com a Isabela . Hoje em dia todo mundo tem acesso a tudo, inclusive as pessoas da zona rural . É claro que ainda vemos com uma grande diversidade, mas o homem do campo esta cada vez mais curioso ..., umas das inverdades contidas no desenho é quando chico bento vai comprar os sapatos.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de estarmos em pleno século XXI, sabemos que existem uma minoria que não tem acesso à informação, mas a grande maioria já está bem mais "esperta" e um grande equivoco, na minha opinião,foi retratar o homem do campo como pé no chão e não pronunciar as palavras direito. Hoje, as pessoas se comunicam melhor e são poucos os que não tem calçado para usar. Uma outra observação é o meio de condução, que já não se usa tanto (raro) a carroça ou charrete como meio de transporte.

    (Karlita Maria 8° período)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... a questão da linguagem é algo bem discutível. De um modo geral, o português erudito não faz parte do nosso cotidiano, talvez, no rual, esta situação se acentua um pouco mais. Mas, com certeza, de um forma bem diferente, dos tempos idos!!! Valeu pela participação!

      Excluir
    2. Concordo com as palavras de todos, mas como disse a karlita, vivemos em pleno séc XXI e ainda existem pessoas sem acesso á nada, devido á isso são rotuladas de "bobas". Mas não é bem assim, essas pessoas da "roça" realmente são leigas em vários aspectos, devido á essa falta de informação, o que muitas vezes é difícil de chegar até elas. Mas isso vem mudado, o homem da "roça" tem mostrado mais interesse em saber das coisas e estar bem informado. Porém seu jeito simples de ser, creio que nunca mudará, o que eu acho admirável!

      Bethânia Faria

      Excluir
    3. Valeu pela participação Dona Bethânia (rsrsrsr)!!

      Excluir
  4. Segundo os relatos dos videos, podemos observar assim, como as meninas já descreveram acima, que a realidade rural não condiz com muita coisa que foi apresentada. Hoje como comentou nossa colega Karlita não há mais pessoas “bobas” no meio rural, muitas já tem acesso a internet, a meios tecnológicos bem sofisticados, é difícil encontrar alguém do meio rural que vai ao meio urbano e não sabe se comportar em lugares como o shopinng por exemplo. Sabemos que surgiram, a partir da década de 1980, mudanças significativas no meio rural brasileiro. Observa-se a emergência de um espaço rural multifuncional com a introdução de uma maior diversificação econômica, em meio a novas formas de produção e subsistência, em visível contraste com o que dominava no passado. Falando também um pouco da linguagem rural, que é bastante informal, podemos considerar que como disse o Walber, nem mesmo no meio urbano, encontramos pessoas com um vocabulário totalmente formal. Então em ambos espaços as pessoas possuem uma linguagem carregada de manias, gírias,... Se tratando um pouco sobre o transporte rural que antes era ppor meio de animais, hoje já se pode observar que muitas das pessoas que moram na zona rural possuem um veiculo para condução das mesmas.
    Eula Camila Oliveira Abreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Eula, valeu pelo comentário!! Mas nasceu um questionamento: qual o critério para analisarmos o que ser simples em cada época da vida social?? O que sereia ser simples, inocente, "tolo", "bobo"... nos dias de hoje???? Fui...

      Excluir
  5. Pode-se afirmar sobre algumas mudanças que estão "atraindo" cada vez mais essas pessoas que vivem na zona rural, a maioria estão se encontrando neste "caminho" da facilidade e conforto. Entretanto, existem alguns contrapontos, há uma minoria que estão conservando e cuidando de sua verdadeira essência, que é o "ser rural". E diante do exposto no vídeo há "inverdades" que atualmente não condizem, como: o transporte com charretes, o não conhecimento de lojas na "cidade", sapatos, a casa simples sem televisão, geladeira, fogão á gás, etc. Não há muito o que expressar, afinal, sempre existem maioria e minoria que aderem ou não a um determinado "estilo" de vida, apenas temos que destacar que a mudança sempre vai acontecer seja no âmbito rural e urbano.

    Jéssica Suzana da Costa

    ResponderExcluir
  6. Segundo os relatos dos vídeos, podemos observar que a realidade rural não condiz com muita coisa que foi apresentada no vídeo, os moradores da área rural, estão tendo acesso a escolas e instituições de ensino superior, elevando assim seu grau de conhecimento, através da internet e etc.
    E por outro lado os moradores de área urbana, também estão mais voltados para o espaço rural a procura de descanso e lazer, tendo então, uma troca significativa das culturas.
    (Luciléia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela participação Léia!!! Aqui, leia o comentário que eu fiz para a Eula, ok!!!

      Excluir
  7. Como já foi relatado acima o termo caipira de antes não condiz com os dias de hoje, e claro que podemos ver sim sujeitos assim como o personagem Chico Bento, que anda descalço usa chapéu de palha, com roupas simples e fala errado. Mas em pleno século XXI mesmo na zona rural as pessoas tem acesso à informação sejam através de revistas, jornais, TVs, Internet, outdoors, rádios, etc., levando com que os padrões de antes sofram mudanças, e a mídia tem grande poder quanto a isso. Ha música e um exemplo dessa mudança, ha musica sertaneja vem se transformando cada vez mais e suas raízes vem sendo esquecidas. Além do mais, a grande massa passa a ter como referência essa nova música e todo universo contido nela, a qual espelha outro conceito de caipira e sertanejo que não condiz com as raízes, que seriam: a temática das letras, a instrumentação, o vestuário, o comportamento dos artistas como ídolos, entre outros aspectos.

    Tiara Tavares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Tiara!!! Lido, veja o comentário que fiz para a Eula, ok!!!

      Excluir
  8. Percebi que o desenho não condiz muito com a realidade rural atual. Essa população tem um estilo de vida diferente, porém, não deixa de estar inserida na modernidade, contribuem expressivamente para o desenvolvimento dos centros urbanos. Seu modo de viver hoje é bem diferente de anos atrás, já não se planta o que come nem se produz o que veste é tudo comprado nas cidades. São pessoas que acompanham a modernidade mas preservam sua cultura. Todos nós somos descendentes dessa população rural, porém, a maioria se absorveu na modernidade.

    Sâmila Freitas

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a Sâmila, pois o vídeo mostra pontos que não condiz muito com a realidade rural nem urbana, um exemplo é que quando o primo do chico não sabia de onde viria o leite, da mesma forma que o chico não sabia que teria que pagar um sapato em uma loja, são pontos básicos que estao inseridos no dia-a-dia das pessoas.
    Laura Valerio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, você acredita que eu conheço pessoas que se encaixam nesta realidade!! rsrsrsr Pode até parecer, mas ela não é irreal!!! Valeu pela participação!!

      Excluir
  10. No senso comum o morador da zona rural é simples e sem conhecimento, mas precisamos observar até que ponto essas informações são verdadeiras ou falsas. Para entendermos uma geração humana, precisamos estudar as outras gerações, pois as modificações acontecem ao longo do tempo. A tradição e a contradição existem e é preciso ter essa percepção, penso que uma diferença de antigamente e hoje é que hoje as coisas estão mais claras. O espaço rural não mudou, mas o jeito de quem mora na roça sim, como por exemplo a alimentação, não é mais tudo orgânico e natural, eles cozinham seus alimentos em fogão à gás e muitos deles são comprados na cidade, diferente de antigamente, quando quase tudo o que era consumido vinha da própria terra, fato mostrado no desenho do Chico Bento como se fosse uma realidade atual.
    Nilza Ferreira da Costa

    ResponderExcluir
  11. Também concordo com a Sâmila no que diz respeito ao estilo de vida da população rural hoje, que já não é a mesma de antigamente, quando tudo era muito simples e quase não se tinha recursos; mas hoje uma grande parte dessa população tem acesso a bens de consumo no mesmo nível da população urbana, possuindo eletrodomésticos, automóveis, acesso a meios de comunicação, o que não é considerado no desenho do Chico Bento, passando a imagem de um meio rural desprovido de quaisquer comodidades dos tempos modernos. Mas como foi bem lembrado pela Bethânia ainda existem sim aqueles indivíduos no meio rural sem acesso a nada, quase isolados do mundo moderno, vivendo em condições de extrema pobreza e falta de informação.
    Cristiany Seppe Faria

    ResponderExcluir
  12. Penso que nos dias de hoje, as pessoas que vivem em zona rural, estão muito mais "atualizadas" tanto tecnologicamente quanto em termos voltados para linguagem e cultura (como por exemplo, vocabulários e costumes adotados), logo, trago como uma "inverdade" as cenas em que Chico Bento aparece andando com os pés no chão, e seu comportamento "irregular" no shopping. Acredito que existem ainda algumas coisas que se diferem de pessoas que moram em zona rural de pessoas que moram em vias urbanas, mas não podemos fechar os olhos que nos últimos tempos, "eles" estão crescendo e evoluindo como "nós", talvez não nesse processo de segundos que as coisas estão acontecendo, mas dentro do tempo que lhes é necessário.

    Renata Silveira Magalhães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Renata complicado falar de evolução né!!! Quem são os evoluídos? Há evoluídos??? Valeu...

      Excluir
  13. Dariane do Rosário Bernardo9 de setembro de 2013 às 08:10

    Poderíamos dizer como “inverdades”, a visão de que o meio rural nos dias de hoje, não possui tecnologias evoluídas como a zona urbana. Hoje na zona rural, não se anda mais descalço, de carroça, e não se fala tão errado como mostrado nos desenhos, pelo contrário no meio rural atualmente há eletrodomésticos, móveis, roupas, automóveis, computadores, internet, telefone, tudo inovado. Quem conviveu ou convive de acordo com os desenhos, pode sentir certa dificuldade em se adaptar a tal evolução, mas de acordo com a necessidade e facilidade nas tecnologias atuais, é indispensável à interação com esses produtos, sendo que muitas tecnologias hoje facilitam sua agropecuária, sua locomoção, seu desenvolvimento social e econômico.

    Dariane do Rosário Bernardo

    ResponderExcluir
  14. São várias as "inverdades", em relação ao meio rural, propagadas por estes desenhos, a exemplo, a comida feita com elementos somente naturais, a falta de calçado do garoto, a fragilidade emocional do outro menino e a falta de conhecimento sobre a cidade.De certa forma, elas interferem na formação intelectual e psíquica das pessoas que convivem ou conviveram com estes desenhos, através de uma divulgação de uma ideologia repleta de elementos ilusórios que camufla os elementos sócio-históricos da realidade atual do meio rural, causando no próprio homem do campo uma angústia por não se reconhecer-se aquelas imagens, bem como levando informações distorcidas para aqueles que não têm convivência com a zona rural. Carla Duarte Motta

    ResponderExcluir
  15. Ei professor Walbao o bão,
    Analisando os desenhos animados foi possível observar que apesar da zona rural hoje viver um novo contexto de conhecimento e tecnologia,ainda exista tanto para a zona rural quanto a urbana muitas coisas que sejam desconhecidas.Analisando as inverdades de ambas,nem num tempo mais antigo das pessoas que vivem na zona rural,quando visitavam ou iam a cidade,não saiam sem se arrumar e sem calçado nem que fosse uma havaianas e muito menos fariam compras e não pagariam.Apesar de ser um desenho animado,traz uma ideia errada das pessoas da zona rural que são sistemáticas e corretas. Acredito como já disse acima,que ainda exista muitas coisas que sejam desconhecida para as pessoas que vivem na zona urbana em relação a zona rural e sempre haverá o desconhecido para todos nós,não a ponto de não saber que o leite vem da vaca.Mas hoje principalmente a geração nova, a maioria não tem muito interesse em conhecer melhor a realidade da zona rural, porque geralmente não abrem mão da vida urbana e seus atrativos.O que se tem visto normalmente é o contrário,jovens da zona rural é que tem saído cada vez mais para grandes cidades em busca de conhecimento e formação.Então a gente percebe que realmente existe as contradições.Bom,essa é a minha opinião prof.Joelma Leite Lopes

    ResponderExcluir
  16. Ainda acredito na diferença cultural entre o contexto urbano e o contexto rural. Mas como todos acima, penso que existam muitas inverdades na forma lúdica de passar a cultura rural através de Chico Bento. Hoje não existe mais "Chico Bento" como antes, tudo está mais fácil e mais acessível aos moradores da zona rural, a maior parte é conhecedor do estilo de vida urbano, bem como de suas tecnologias. O que podemos tirar como verdade do desenho é que ele mostra a facilidade com que as pessoas do meio rural lidam com "problemas", elas são geralmente criativas, e possuem uma inteligencia naturalista. Nathália Murta

    ResponderExcluir
  17. Aconteceram muitas transformações recentes no mundo rural. Fala-se em um renascimento desse contexto, em uma via integradora de cidade e campo,através das diferenças e não mais contrarias como apresentadas nos desenhos do Chico, inclusive os novos quadrinhos do personagem, o trazem para a cidade. O mundo globalizou, e respingou no campo também, as duas realidade não são mais tão contrastantes, porem ainda existe a diferença no modo de vida. Geovanna Costa

    ResponderExcluir
  18. Podemos observar muitas mudanças no que diz respeito a zona rural, vivemos hoje um vasto crescimento de oportunidades e deslocamento de pessoas que vivem neste meio para os grandes centros. Grande parte das pessoas que vivem em zona rural passam ou fazem a maioria de suas atividades nas zonas urbanas, seja nas escolas, bancos, supermercados e outros. Por esse motivos podemos consideram irreal algumas, ou a maioria, das cenas que nos foi apresentadas nos desenhos, pois com as oportunidades de acesso ao meio urbano os sujeitos que vivem em zonas rurais tem feito cada vez mais parte da população consumista, abandonando o paradigma de pessoas que não tem acesso a informações e tecnologias. Ana Beatriz

    ResponderExcluir
  19. Podemos observar que a realidade da vida rural e da vida urbana apresentado no vídeo não condiz muito com a realidade. As populações apresentam estilo de vida diferente, porém, a população rural não deixa de estar inserida nas modernidades e tecnologias, que contribuem para o desenvolvimento ao centro urbano. Mas ainda existe pessoa do meio rural que não tem conhecimento e nem acesso a tecnologia. Da mesma forma existem pessoas da área urbana que não tem conhecimento com o meio rural.
    Tatiane Simões

    ResponderExcluir
  20. A partir da análise do desenho de Chico Bento percebe-se que existem pontos convergentes com a cultura rural verdadeiramente existente, como a tradição dos 'causos' e da própria ruralidade. No entanto, muitos aspectos abordados estão mais comprometidos com a comicidade do que com a realidade. Quem vive no contexto rural atual possui informação e acesso às possibilidades e recursos do meio urbano. Dessa forma, concluimos que a imagem do jeca deixou de ser um espelho da verdade para se tornar um personagem...

    Natália Gomes

    ResponderExcluir
  21. As situações apresentadas no desenho Chico Bento não refletem mais a realidade rural. Atualmente o homem rural tem informação e acesso às tecnologias da cidade grande, bem como serviços bancários, de internet e telefonia, compras em supermercados, de roupas, sapatos, etc. Todavia, o Chico Bento representa uma imagem do "matuto" que pode ser que tenha existido no passado, mas que com certeza não existe mais.

    ResponderExcluir
  22. Juliana Diniz S. Anselmo17 de setembro de 2013 às 05:17

    Posso destacar como inverdades mostradas nos desenhos do Chico Bento, quando estes mostram que o jovem do campo é tão inocente a ponto de chegar em alguma loja, como a de sapatos por exemplo, e querer levar determinada mercadoria sem realizar o pagamento desta, apenas porque o vendedor a ofereceu a ele, Tão inocente a ponto de tirar todas as suas roupas e nadar na fonte do shoping. Enfim, atitudes como estas, no contexto rural em mistura com o urbano, não acontecem mais.

    Juliana Diniz S. Anselmo

    ResponderExcluir
  23. Então, como todo mundo já falou,mas vou falar, as zonas rurais realmente estão evoluindo muito, se formos comparar como antigamente é um avanço ENORME, então algumas cenas do Chico Bento como os sapatos e principalmente nadar na ponte do shopping não existe ne?! mesmo se fosse antigamente isso não aconteceria, pois eles são mais vergonhosos e não fariam isso de maneira alguma, principalmente no meio urbano onde há tanta gente. Realmente existem lugares que eles não tem praticamente nada de tecnologia, mas isso está mudando e talvez haverá um tempo que todos participaram desse "mundo de tecnologia".
    Roberta Fernandes Mansur

    ResponderExcluir
  24. Desenhos, filmes e novelas trazem o personagem do homem rural como o jeca vivido por Chico Bento em seu desenho. Chico na cidade age como alguém que desconhece as regras da civilização e do mundo capitalista, o que em absoluto é uma inverdade, visto que o homem rural é tão conhecedor de tal dinâmica quanto qualquer outra pessoa que more na zona urbana. O homem rural deixou de ser alguém que vive estritamente na zona rural, e hoje é frequentador e consumidor de bens e serviços da cidade grande. Ainda assim, a imagem usada para o entretenimento é a do jeca, e não a real: um homem rural, mas conhecedor da realidade urbana.

    Paulo Henrique Tupinambá Timóteo

    ResponderExcluir
  25. Bom sobre a analise do desenho, nos mostrou uma realidade um pouco por fora, pois antigamente se poderia dizer que tinha alguma coisa haver, mais na realidade de hoje as pessoas da zona rual não seguem mais aquele caminho que " vou seguir os passos do meu pai e continuar trabalhando na roça", hoje as pessoas querem mais comodidade, mais laser e mais facilidade. Hoje as pessoas procuram estudar, fazer uma faculdade arrumar um emprego na zona urbana, ou seja, mudarem totalmente de vida. Hoje a tecnologia avançou tanto que pode-se ver em quase todas os centros rurais pegar celular, coisa que antigamente era impossível. Por fim, a realidade hoje é outra, e cada um vai se conscientizando do que é melhor para cada um, tanto no meio rural quanto no meio urbano. obrigada e boa tarde. Karine Genelhu Cruz

    ResponderExcluir
  26. Os desenhos, na minha percepção, fazem uma crítica aos esteriótipos sociais construídos no decorrer dos anos. Criou-se uma imagem do caipira ingênuo (que não faz compras nos grandes centros comerciais, ou que até mesmo não sabe o que é um shopping) ou até mesmo do moradores dos grandes centros que desconhecem os costumes interioranos, mas a realidade é que hoje não existe mais essa divisão tão marcada. A sociedade fez uma miscigenação dos meios e dos hábitos culturais. Talvez ainda haja alguns ambientes rurais onde ainda se mantenha as tradições essencialmente rurais, mas em grande maioria o meio de transporte não é mais o cavalo, mas sim a moto; os produtos não são mais colhidos na horta, mas comprados em mercados; etc. A evolução tecnológica chegou em todos os meios, e talvez, hoje, o meio rural seja visto, não mais como uma primeira opção de moradia, mas como um ambiente de fuga do caus urbano.

    Anny Dimas Cabral

    ResponderExcluir
  27. Concordo com a Natália Murta: Existem sim muitas diferenças entre quem mora no meio urbano e no rural, principalmente culturais. O que não podemos é generalizar um ou outro, devemos compreender que mesmo que em algumas regiões(poucas) a tecnologia não tenha chegado, na maioria já chegou. O acesso a informação, telefone, internet tem se tornado coisas banais na zona rural! É puro preconceito pensar que as pessoas que moram na zona rural são atrasadas! (Marcela Salgado)

    ResponderExcluir
  28. Concordo com a Marcela Salgado, por mais que exista regiões onde a tecnologia ainda não chegou o que é a minoria. Graças a esse mundo tecnológico essa diferença entre o homem rural e o urbano não é tão gritante quanto antigamente, é notorio uma evolução do homem rural, que ao ser retrato no desenho como um homem bobo onde nada conhece e todos "passam a perna" hoje não mais existe, o homem do campo se mostra em sua grande maioria muito mais esperto que o homem da cidade! (Jéssica Cristina)

    ResponderExcluir
  29. Bem o que vejo e o seguinte, comparando com os desenhos vistos, podemos ver que eles nos demonstra uma critica, aos estereótipos que a sociedade criou, sobre a realidade rural, onde o produtor do campo e uma pessoa "boba", sem cultura. existem muitas diferenças entre a área urbana e a rural, mas o homem do campo não e mas esse sujeito simples no contexto da realidade, eles preservam alguns costumes e crencas, mas sao bem atualizados com a tecnologia atual, hoje encontramos em muitos lares, telefone, tv, entre outros...entre a realidade do desenho e da sociedade rural hoje, so precisamos saber separar e respeitar as culturas rurais, e ao mesmo tempo entender que essa inocencia, nao e tao pura mais, como demostra os desenhos, e parar de preconceito para com os mesmos e respeitar a realidade de cada um.
    Maria Aparecida de Oliveira.

    ResponderExcluir
  30. O contexto de realidade rural de Chico Bento não é o mesmo contexto de realidade rural de hoje, por isso vemos grandes diferenças, como a facilidade com que a tecnologia tem chegado no meio rural, o quanto o meio rural está ficando miscigenado, com pessoas vindo também da área urbana para morar nesse contexto. Contudo, nas mais distantes áreas vemos o contexto ainda bem natural, onde os papeis familiares e rurais são bem definidos e o homem da roça ainda tem dificuldade para se adaptar ao mundo moderno, e o contrário também vemos, o homem urbano que conhece muito pouco do trabalho e da produção rural.

    JHON LENNON PSICOLOGIA 8º PERIODO

    ResponderExcluir